sábado, 28 de fevereiro de 2015

Nome da obra: Livingston - O vôo para a liberdade...

Sim, uma trajetória solitária e  começando a descobrir que entre inúmeras tentativas, a descoberta de que vai conseguir voar e dar asas à imaginação. Num vôo cego, tenta  soltar as amarras e aperfeiçoar a técnica. Sentir-se capaz. 
Aqui fica a homenagem a Jonathan Livingston, personagem de Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach.








terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Título da obra... "Macabéa"

Nestes últimos meses, recebi vários convites de colegas da arte musiva para participar de uma brincadeira no facebook. Eu deveria postar, durante cinco dias consecutivos, meus trabalhos e convidar outras pessoas que fizessem mesmo. Por inúmeras razões, não compartilhei naquele momento. Dias depois, uma nova brincadeira surgiu, também no facebook, na qual, fui convidada novamente.
Só que  desta vez, para relacionar livros interessantes, para despertar o gosto pela leitura e convidar pessoas que fizessem o mesmo.
Muito bem, resolvi criar algo novo e postar um trabalho meu, batizando-o com o nome de um personagem cujo livro achei pertinente naquele momento. E com isso, batizei-o de "Macabéa" ... assim como no livro  "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector.
Pareceu maluquice, dei muita risada, pois acho que poucos entenderam. Eu sabia, que estavam se perguntando, Macabéa? Que nome... E foi realmente engraçado. Mas a ideia era fazer uma alusão da estrela que revesti com mosaico e o livro. Em certos pontos, haviam várias coisas em comum.
Então, vamos ao que me levou dar este nome: A primeira impressão pode ser vista como uma simples estrela, mas não é. Trata-se apenas do início de uma obra. Há muito por vir ainda e para ser complementado, e a graça está no conjunto da obra. Depois desta primeira fase, é que vem o grande barato, o suspense e a sensação de que vai surpreender.
E quem lê o livro, acha que nada vai acontecer além de Macabéa ser atropelada por uma Mercedes e morrer. Pois bem, grande erro.
O meu trabalho continua em andamento, apenas a estrela está concluída e faltando rejunte.
O mesmo acontece com o livro e a  devida trama. O que chama atenção é a complexidade das duas coisas. Macabéa, perdeu os pais quando criança e minha estrela deixou seus irmãos e irmãs em outro país. Sim, em outro país, onde foi comprada, nos EUA. Macabéa, foi criada por uma tia que para corrigí-la, dava-lhe alguns "crocks" na cabeça e a minha estrela levou alguns "petelecos" para chegar ao Brasil, no bagageiro do avião e nas jogadas bruscas das malas nas devidas escalas de viagem. A diferença é que a minha Macabéa sobreviveu e a do livro, morreu, porém foi retratada sua trajetória de vida, também após sua morte.
Macabéa, ali, morta, foi o centro das atenções e minha estrela ressurgirá na segunda fase do trabalho, o qual  certamente irá ter o seu devido valor.
O romance se apresenta em vários níveis e meu mosaico em várias fases, para fazer a junção dos fragmentos e a confecção da estrela. Em seguida, o complemento e  o rejunte.
É isto, uma obra precisa de um nome para identificá-la, assim como, Pablo Picasso, batizou a sua obra, "Guernica", e nela, retrata os horrores da Guerra Civil Espanhola, como um alerta contra a violência.


O ato de compartilhar...

Achei interessante como algumas pessoas e empreendedores compartilham e demonstram parte da técnica, neste caso, o Mosaico.
Visitando o site do "Portal do Mosaico", onde já realizei compras on line e não tenho do que reclamar. Há um link com vários trabalhos e o devido passo-a-passo. Para quem está buscando ideias ou mesmo precisa de algumas sugestões de como fazer, é interessante dar uma olhadinha no site.

www.portaldomosaico.com.br

Acessar os links: "Galeria" e "Passo-a-Passo", com as devidas ilustrações.

E por falar em compras on line, há muitas opções e variedade de ítens.
Uma bela diversão para quem gosta.